• ALE GOMES

AMOR ūüíď NATASCHA FALC√ÉO

Atualizado: 2 de Set de 2020




Alguns anos atr√°s enquanto escolhia as m√ļsicas do repert√≥rio de um show, um colega comentou: - se deixar, Natascha s√≥ fala de amor!

Ele, m√ļsico, cantor maravilhoso, sempre comentava que queria trazer temas mais pol√≠ticos para o show.¬†

Naquele momento, comecei a me preocupar com o discurso que eu trazia enquanto artista e me julguei rasa, alienada, porque realmente esse era - e ainda é - o tema que mais me interessava: amor <3

Ali n√£o era t√£o n√≠tido pra mim que meu discurso n√£o est√° somente nas palavras que saem da minha boca, mas na minha express√£o como um todo, na minha performance e na experi√™ncia que eu ofere√ßo ao meu p√ļblico. Hoje sim.

Falar de amor é um ato político, porque amar é revolucionário.

E aqui eu n√£o falo apenas do amor rom√Ęntico, que a gente projeta no outro. Mas do amor enquanto frequ√™ncia energ√©tica, do amor enquanto coeficiente transformador, fator libert√°rio. Do amor enquanto ferramenta de cura. De cura de si. De cura do mundo.

Quando escrevi o texto em que falo o verso "Amar sem temer" em Reginaldo, faixa do meu EP "Kitsch Completo", aquilo era muito como uma conversa com o espelho, pra mim. Eu vinha compreendendo a import√Ęncia e necessidade de me olhar com mais amorosidade e de perceber o quanto eu n√£o estava cabendo nas mortalhas que por acaso me via obrigada a vestir.

A gente quer sentir pertencimento e, por isso, corre-se o risco de n√£o exercer a integridade da nossa pot√™ncia criativa. Porque ser autossuficiente, abrir m√£o da valida√ß√£o que √© ‚Äúser escolhida", n√£o ser uma ‚Äúboa mo√ßa‚ÄĚ, pode ser bem solit√°rio e, por isso, desafiador.

Amar sem temer tem a ver com amor pr√≥prio. √Č como virar o espelho pra mim e me enxergar sem ver o que falta, mas vendo o panorama da minha inteireza, da minha complexidade e da minha superficialidade, do que me d√≥i e do que me d√° prazer. √Č acolher tudo o que eu sou e entender que o filtro de amor que eu projeto no outro, na verdade, √© meu e que eu posso dedicar a mim esse olhar.¬†

Eu sempre tive a tend√™ncia de ser muito dura comigo mesma e, hoje, o meu exerc√≠cio √© me amar sem temer. Sem me preocupar tanto com o q pensam de mim, poder exercer o meu potencial criativo e desaguar o meu imagin√°rio sem medo de julgamento. Sem querer pertencer a algo ou algu√©m. E sem limitar a minha experi√™ncia para suprir alguma expectativa social ou rom√Ęntica.¬†

Naturalmente, não sou uma boa moça. Nunca fui. Nunca serei. Eu sou exagerada, eu exponho os meus delírios e rio dos meus fracassos. A minha performance é amorosa e furiosa, é dramática e sensual, classuda e bagaceira e, sem sequer planejar ou esperar algum efeito, percebo que isso inspira que outras mulheres sejam tudo aquilo que elas são. Sem abrir mão de nada, nenhum arquétipo dos tantos que povoam a nossa psique feminina. 

Meu pr√≥ximo trabalho (meu primeiro √°lbum), que ser√° intitulado Ave Mulher, est√° na fase pr√© produ√ß√£o e vem trazendo essa imagem de for√ßa e liberdade a partir da elabora√ß√£o de um arqu√©tipo feminino contempor√Ęneo. Esse trabalho me vem como uma evoca√ß√£o po√©tica dessa nada su-ave mulher, na qual vejo tanto a mim, como as grandes mulheres que me cercam, me irmanam, por vezes maternam e sempre inspiram . Nele, me reinauguro cantando os versos que intuiu Beto Lemos para a m√ļsica de abertura do disco:

"Sim, no meu canto tem amor.

Sim, no meu canto tenho a fé.

Batuque chama no tambor

Voa, deusa, Ave Mulher!

Jogo meu corpo no mundo.

Fecho por dentro o corte

Sigo o meu coração

Pulo a fogueira da morte

Vou cada vez mais profundo

Vida que me queira, sorte

Sigo o meu coração

Asas batendo mais forte!‚ÄĚ


Sigamos batendo nossas asas, soprando nossa força amorosa. Por que só o amor pode salvar o mundo.



Natascha Falcão é cantora, atriz e performer pernambucana radicada no Rio de Janeiro.

Ouçam mais em https://open.spotify.com/artist/0UhJSEM5vgkPWXDA6mYuhh?si=Pds5ECvVTN2ltM_dhXyveg


fotos: Duharte Fotografia @duhartefotografia styling Anderson Vescah @vescah make up Bruno Alsiv @brunoalsivbeauty

165 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio

Posts recentes

Ver tudo