• ALE GOMES

Frio demais? Calor demais?

Os cosméticos no aquecimento global tem seu papel


Por dra. Adriana Leite  Dermatologista

Todos nós gostamos de nos sentir bem e nada mais gostoso que um bom banho relaxante , lavar os cabelos com shampoos envolventes, aplicar mascaras no rosto, hidratantes no corpo, e depois uma rotina caprichada no rosto com sabonetes apropriados, tônicos, aguas micelares, cremes , serums , loções, protetores solares.... seguimos então com a rotina de beautè com uma maquiagem que hoje pode envolver a aplicação de primer, corretivos, bases de diversos tons , pó fixador, sombras diversas, delineador,corretivo de sombrancelhas, rímel ,batom, gloss, iluminadores e um splash de fixador para não perder todo trabalho...... e para ficar ainda melhor porque não usar finalizadores nos cabelos, produtos para as pontas e voilá um spray para deixar tudo no lugar. Estou falando de uma rotina básica para muitas pessoas hoje ao redor do planeta , que se espelham e inspiram nos milhares de tutoriais presentes nas mídias digitais.

Se pararmos para pensar no numero de produtos de beleza existentes e nos que são lançados diariamente no mundo podemos perceber que há muitas versões de produtos parecidos, semelhantes em suas propostas mas sempre com apelos-claims de serem mais eficazes que seus concorrentes,e terem resultados quase mágicos para evidenciar a beleza e a juventude que todos buscamos.... muito sedutor...

Acabamos assim por consumir demasiado, pois os lançamentos com embalagens lindas de tirar o fôlego, sempre envolvidos numa aura de encantamento, em stands lúdicos que parecem vender sonhos , com seus aromas inebriantes, texturas divinas,e muita luz, brilho, muito brilho porque glamour precisa ser ao menos sparkling...

Como mulher , medica dermatologista que sou ha 25 anos vivo isso todos os dias cercada de marcas, produtos , lançamentos, um mar sem fim.... viajo os 4 cantos do planeta buscando respostas para minhas inquietudes....

Percebo o mundo que vivemos esta em conflito, demonstrando sinais claros de cansaço e esgotamento... onde havia sol há seca ou tempestades, onde havia neve há agua ou deserto... presenciamos desastres climáticos em todos os cantos... incêndios, queimadas, inundações, tempestades de neve, rios secos ou transbordando, vulcões em erupção... sim a Terra esta mostrando sua dor e estamos todos envolvidos nisso, sem exceção.

E a industria cosmética tem grande responsabilidade nisso... contem acima quantos produtos usamos nessa rotina diária, isso porque não falei dos perfumes, esmaltes , e produtos para areas especificas...penso que temos que incentivar a qualidade, a transparência na proposta de cada um desses produtos existir... e que fiquem apenas os melhores.... melhores no sentido de preservar a saude , em preservar a saude do planeta, cuidando do entorno de suas imensas fabricas, do impacto que elas causam. Penso na inutilidade de tantas embalagens envolvidas por plásticos e embalagens que descartamos no lixo segundos depois de abri-los... mais uma vez, somem rapidamente o numero de embalagens para todos esses milhões de produtos, perguntem o impacto de milhões de litros de dejetos químicos que lançamos pelos ralos nos rios e mares, e percebam o quanto nossa maneira de produzir e consumir esta diretamente ligado ao aquecimento global.

Como medica prezo pela saude , saude que envolve nossa especie humana e também todas as outras que habitam o planeta; portanto testes em animais para cosméticos esta totalmente fora do contexto de uma era onde falamos em inteligência artificial, pensamos em ir a lua e a Marte, mas nos calamos frente a morte desnecessária de milhões de animais usados em testes porque nossos produtos não possuem em seus rótulos “esse produto não te mata, mas matou animais, rios e mares”.

REPENSAR a beleza, simplificar a vida, olhar com mais amor a vida.Cuidar-se e cuidar do seu quadrado, do seu entorno , e sentir o prazer de belas atitudes que enaltecem o olhar, preenchem o coração e estimulam nossas endorfinas revelando a imensa beleza que possuímos dentro de nós. REDUZIR não significa nada usar ou fazer por sua beleza. SIGNIFICA QUESTIONAR, fazer escolhas mais conscientes, uteis, necessárias, que tenham verdade em seus rótulos e propósitos.

Meu papel aqui é compartilhar, dividir com vocês o que tenho aprendido, e assim juntos poderemos incentivar a industria cosmética a se transformar em algo belo , alinhados então com a proposta dos produtos que manterão em suas linhas de produção.

Bem vindos ao meu mundo onde me transformo diariamente,sempre buscando contribuir para a verdadeira beleza .




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

SKINLIFE