• ALE GOMES

MULA PRETA


Estúdio de Design de Produtos fundado por Felipe Bezerra e André Gurgel em Natal, no ano de 2012, quando decidiram se associar pela grande afinidade na esfera criativa. Felipe Bezerra nasceu em Natal em 1970, é arquiteto graduado pela UFRN e dirige também o escritório Felipe Bezerra Arquitetos desde 2000. André Gurgel é designer com especialização em design gráfico tridimensional e visualização de produtos, nasceu em Natal em 1988, e dirige também o estúdio de computação gráfica VirtuaCG.

O nome é inspirado na música homônima do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Ela representa a cultura Nordestina, traço marcado pela irreverência do desenho criativo do estúdio. Com a associação e a ideia dos criadores em mente coleciona diversos prêmios ao redor do mundo desde então.

A associação dos criadores coleciona diversos prêmios ao redor do mundo desde seu surgimento. Tendo como marca registrada explorar ao máximo materiais e fontes de inspiração, onde chapas metálicas, madeiras, compensados, entram em simbiose perfeita com cactos, bolas, dunas, plantas e frutos tropicais, resultando em produtos de design de luxo reverenciadas e reconhecidas em premiações internacionais de alta visibilidade, tal como o A’ Design Award & Competition italiano, onde o estúdio já acumula várias indicações, a maioria delas por criações tão inusitadas quanto uma cadeira que sugere uma bebida ou mesas de pebolim. 

Em 2018, a dupla apresentou a mesa de centro Maremoto e a cadeira Imbaré pela Breton, no lançamento da coleção Bossa Nossa Breton Brasil, em que a marca exibiu peças assinadas por 11 renomados designers.

Em fevereiro de 2019, os designers apresentaram alguns lançamentos como sofás e mesas laterais  para a marca Sitti Design. Em maio do mesmo ano, os designers imprimiram sua irreverência e bom-humor em três peças da coleção Desejos de Família da Breton. O principal deles, a poltrona Modern Nona, que na formulação de seu nome joga com as palavras moderno, do inglês, e, nonna, do italiano. “Já que estamos falando de família, nada melhor do que reverenciar a matriarca por meio de uma cadeira da vovó”, se diverte Gurgel.

Do desafio proposto pela Breton acaba de nascer três peças capazes de marcar presença nos mais diversos espaços, sejam eles residenciais ou corporativos, e que fazem de seu desenho orgânico, combinado ao uso inovador da madeira e da espuma, um convite ao conforto.

Mula Preta

www.mulapreta.com











5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo